Estude gratuitamente o Erindilogun Afro-brasileiro pelo site AstroMilenio

Apostila Consulta fácil aos CAMINHOS DE ODU.

 

Apostila Consulta fácil aos CAMINHOS DE ODU.


 

Esta apostila foi preparada para facilitar a sua consulta aos caminhos de Odu. Há um resumo do significado de cada Odu.

Você verá em negrito uma frase como dica para se lembrar de cada mito e a sua interpretação na sequência.

Você encontrará uma cópia em PDF na página APOSTILAS do site AstroMilenio, assim, poderá fazer a impressão, encadernar e ler rapidamente durante as consultas aos seus consulentes.

Você pode baixar o PDF por este link, também:

Página para baixar o PDF

 

 

Bons estudos! 


 

Há dois Caminhos de Odu a mais nas anotações de Agenor M. Rocha.

1 - OKARAN

05 histórias

2 - EJIOKO

04 histórias

3 - ETAOGUNDA

05 histórias

4 - IROSUN

05 histórias

5 - OXÊ

05 histórias

6 - OBARÁ

04 histórias

7 - ODÍ

05 histórias

8 - EJONILE

08 histórias

9 - OSSÁ

05 histórias

10 - OJIOFUN

04 histórias

11 - OWARIN

05 histórias

12 - EJILAXEBORA

05 histórias

13 - EJILOLOBON

05 histórias

14 - IKA

05 histórias

15 -OBEOGUNDA

NÃO TEM CAMINHOS

16 - ALÁFIA

­­­­­­­­­­­­­­­NÃO TEM CAMINHOS

1 - OKANRAN – Novidades, confusão, brigas, visita inesperada. Boa sorte de súbito. Nascimento. Melhora com vínculo religioso.


1 – O galo provoca chuva - A pessoa acha-se em grande dificuldade e perigo, mas com coragem sairá vencedora.

2 – A morte é enganada por Ocarã - Pretende enganar a pessoa com riscos e traições; possibilidade de sucesso e fortuna através de uma artimanha ardilosa. Perigo de morte e inveja.

3 – Exu põe fogo numa casa para ser ressarcido. Fala da ameaça de as pessoas perderem seus bens ou terem sucesso e fortuna através de artimanha.

4 – Ogum protege um pobre trabalhador. Perseguições, necessidades e inveja impedem o sucesso da pessoa, Será ajudada por Ogum com certeza de vitória.

5 – Xangô e Oyá ficam ricos e colocam fogo pela boca. Esse caminho indica vitória em tudo. Proteção de Xangô e Yansã.



2 - EJIOKO – União ou sociedade, problema familiar, vida dupla, inimigos, aborrecimento por causa de filhos, bons negócios e disputa por bens. Crianças. Mensagens.

1 – Os macacos se livram das aflições. A pessoa vive com bastante dificuldade e inquietações. Mudanças previstas. Ibeji é o dono deste caminho e defende o consulente. Apesar das dificuldades, sairá vitorioso.

2 – A reconciliação de um casal. Mostra a desarmonia existente entre casais, originando, por vezes, mau relacionamento sexual. Com prudência, tudo se resolverá com ebó.

3 – Emo-hunkó se torna rei da terra de Egbá. Revela lutas e disputas por bens entre famílias e sócios. Tendência à vitória. Guerra entre Orixás. Proteção de Ogum.

4 – A sagacidade de Tela-okô. A pessoa vem sendo enganada por falar demais e confiar nos outros. Irá encontrar o seu caminho, mas não deverá falar de suas vitórias. Disputa de poder.

 

3 - ETAOGUNDA – Guerras, polícia, problemas no trabalho, acidentes, documentos, engenhosidade e elevação pelo bom esforço.

1 – Homem versado nas ciências ocultas escapa da morte. Esse caminho indica que a morte está perto, devendo fazer um
ebó para afastá-la.

2 – Homem doente é salvo por Exu. Indica que se deve ter cuidado com pessoas ingratas que, por vezes, cercam-nos, não se devendo confiar certos segredos e romances a qualquer pessoa, pois uma irá trair-nos. Doença. Ajuda do ebó com vitória.

3 – Onirê se livra dos rivais. Avisa de tramas, inveja no seu local de trabalho, com tentativas para derrubá-lo. Garantia de sucesso com futura liderança.

4 – Sapeterê prevê fortuna com a chegada dos homens brancos. Tenha calma e paciência para vencer, mesmo se fizer ebo. Há garantia de sucesso, embora com desconfiança dos outros.

5 – Homem que se julgava infeliz é salvo por leproso. Prediz melhora de situação, pois o mal que o aflige não é maior que o mal daqueles que não conhecemos. Fala de certa situação financeira que o cliente possuiu. Está em desespero com indução ao suicídio. Deve manter-se sereno, pois irá recuperar o que perdeu mediante observação profunda.



4 - IROSSUN – Privações, falta tudo, fofocas e calúnias, falsidade, comércio com dificuldade, casa com problemas, eguns, vence com esforço e tem sucesso.

1 – A onça escapa do alçapão. Prediz uma grande falsidade; havendo cautela, o ebó fará com que se vença a trama.

2 – Homem roga contra rei e recupera boa saúde e prosperidade. Maledicência e injúria estão nesse caminho. Doença, falta de conforto e pessoas que falam demais. Deve haver coragem e resignação para sair-se vitorioso.

3 – Vitória do papagaio sobre o sol, a lua e o fogo. Prediz vencer dívidas ou ganho na disputa de poder, sendo que, para tal, a pessoa não deve ser orgulhosa e cumprir todas as determinações.
Há rivalidade com pessoa que o cerca, mas prediz também
melhora de posição. Guardar segredos de seus objetivos.
Saber se o cliente declarou guerra ou está em disputa com alguém.

4 – Príncipe protege homem aflito. Indica vexame ou engodo que alguém está passando; é uma pessoa melodramática que não se deve deixar levar por falsos sofrimentos. Receberá ajuda inesperada de alguém.

5 – Ogum recompensa mulher generosa. Esse caminho lembra que se deve dar para receber. Desvio de dinheiro, casa comercial com problemas. A pessoa, sendo generosa, terá como retribuição uma ajuda nos momentos mais difíceis. Proteção de Ogum.


5 - OXE – Gravidez, intuição, cargo, feitiço, fertilidade, doença da barriga, etc, bom para negócio que se gosta.

1 – Filho de Oxalá chamado Dinheiro é o causador do bem e do mal. Revela pessoa ambiciosa e sem limites. Deve ter muito cuidado e cautela na forma de adquirir dinheiro ou outros recursos na vida. Tem grande possibilidade de obter o que deseja.

2 – Homem deixa de fazer ebó que protegeria sua mulher. Deve ter muita calma, pois passará por dissabores e vergonha. Complicações familiares pelo não cumprimento de obrigações. Problemas com a Justiça. Com prudência, tudo poderá ser superado.

3 – A briga de Xangô e o carneiro. Grandes lutas ou conflito com alguém. Traição no meio de duas pessoas. Se houver interesse por parte da pessoa, sairá vencedora.

4 – Oxum exige a filha do guerreiro chamada Tudo. Separação pelo não cumprimento de promessa. Se prometeu alguma coisa, deve cumprir, especialmente a Oxum. Perda de ente querido.

5 – Oxum faz ebó, perturba Oxalá e fica rica. A pessoa está tentando obter algo por caminhos tortos (traindo alguém com mentiras). Para que a pessoa suba, alguém cairá. Tendo
calma terá grande prosperidade, se fizer o ebó recomendado.

 

6 - OBARA – Roubo, traição, Ori, dúvidas, muita prosperidade e fartura.

1 – O pombo faz ebó e se salva. É preciso muita calma e precaução a fim de se evitar falsidade, cilada ou malícia de seus semelhantes.

2 – A pomba juriti protege a família. Avisa de moléstias com filhos ou parentes próximas ao consulente. Deve haver cuidado também
contra roubos e outros contratempos.

 

3 – O pombo migra para a cidade. Mudança de casa eu de posição profissional, que terá bom êxito fazendo o ebó.

4 – Obará ganha abóboras cheias de riquezas. Anuncia prosperidade rápida e possibilidade de ser feliz monetariamente,
bastando agir com paciência e humildade.


7 - ODI – Ruim no amor, dificuldades, sacrifício, erro na obrigação, inteligência, crescimento pela confiança, doença, egum, problemas com Exu. Cortes.

1 – Homem usa sariguê para afastar a morte. Perseguição e dificuldades existentes, mas que serão desembaraçadas. Ameaças.

2 – Escravo se torna rei em terra estrangeira. Avisa de pessoa inescrupulosa a sua volta, mas terá probabilidade de, mais cedo ou mais tarde, possuir tudo que deseja. Coisas a herdar.

3 – Casal perde facão e encontra fortuna. Há dissabores que serão momentâneos. Logo passarão com dias de prosperidade.

4 – Odi cura dois homens e estes o tiram da cadeia e ele se casa com a filha do chefe local. Recomenda-se cautela diante de dificuldades e dissabores, mas vencerá com grande força de vontade. Viagem curta, onde encontrará quem o ajudará. Envolvimento com a justiça. Sofrerá de uma doença, mas será passageira. Deve cuidar da saúde.

5 – Orunmilá escolhe entre Paciência, Discórdia e Fortuna. Deve ter calma, paciência e coragem por mais crítica que seja a situação. Discórdias devido a negócios ou herança. Verificar. Ter sempre em mente que irá vencer.



8 - EJIONILE – Brigas em casa, documentos, justiça ou comércio. Suicídio. Cargo, ajuda inesperada, melhora de vida, oito ou oitenta, união de corpos.

1 – A morte se deixa ser enganada pelo homem untado com jenipapo verde. Prediz tormentos constantes. Verificar problemas de saúde também dentro de casa. Deve agir com sagacidade para afastar os perigos que deverá enfrentar. Problemas relacionados com o santo. Verificar.

2 – A cajazeira faz ebó e sobrevive mesmo curvada. Problemas com a saúde, até mesmo com pessoas próximas. Com cuidado e atenção sairá vencedora. Se estiver doente, repousar.

3 – Casal volta a ter paz e harmonia. Boas notícias. Desentendimentos com a pessoa amada. Brevemente a paz retornará.

4 – Orunmilá possui a mais linda donzela trancada no palácio. Vida cheia de sucessos. Deverá cumprir as obrigações ao longo
da vida e será feliz com sua (seu) companheira(o). Se for coisa de
casamento ou união, tudo sairá bem fazendo o ebó.

5 – Uma criança salva os pais em guerra. Desavenças dentro de casa, que poderão ser sanadas desde que uma das partes recue. Ciúmes. Talvez uma criança venha solucionar tudo. Verificar separação e algo ligado à justiça.

6 – Casal pede perdão recíproco. Indica reconciliação favorável no lar. Verificar o que o jogo determina para que haja sucesso.

7 – Os africanos não fizeram o ebó. Indica mudança, teimosia, desobediência. A pessoa terá prosperidade na cidade em que estiver e nunca em sua cidade natal (Sucesso noutro local).
Esse caminho precisa ser bem interpretado e desenvolvido.

8 – Olokum ajuda Oxalá a se tornar rei. As condições de vida deverão ter uma melhora súbita. Surgimento de uma pessoa para ajudar.



9 - OSSÁ – Problemas com egum, perseguição de mulher ou dor em casa. Problemas de santo (certeza da fé, etc), fala a morte. Viagem e estrangeiro. Também, a cabeça para algumas Tradições. Aborto.

1 – Os animais inimigos do Orangotango. Máxima cautela a fim de se afastar de uma cilada premeditada ou inimigo oculto. Tendo muito cuidado, estará livre dos dissabores. Vingança. Ebó posto por alguém.

2 – Corujas perseguem Oxalá. Anuncia muitas perseguições, inveja de toda sorte de inimizades, mas com muita cautela sairá vencedor. Ebó posto por alguém.

3 – A briga entre Orunmilá e Oxalá. Neste caminho, deve-se ter muita habilidade para superar todo clima, por mais pesado que seja, sobre a pessoa. Está garantindo sucesso em tudo.

4 – Ossanha se torna mágico. Pode-se afirmar sucesso em tudo. Vivendo momentos de calma. Obrigação para Ossayn. Problemas de santo. Verificar.

5 – Oxalá faz ebó e fica rico, ao contrário de Orunmilá. Assegura melhora de vida em tão favorável época. Anime-se, pois está próximo da felicidade em seus negócios. Terá ajuda de
alguém influente.

 



10 - EJIOFUN – Borí. Respeito, mas limitações e dificuldades. Melhora com a idade o lado material. Separação, Preocupação. Doença e companhias de má influência. Calma e paz.

1 – O elefante se livra das moscas. Prediz perseguições e perturbações. A pessoa está cercada de más companhias e se livrará delas mediante a feitura de um ebó.

2 – Mulher grávida pede ajuda ao esplendoroso Oxalá. Prediz doença grave, atual ou futura, gravidez ou doença de barriga, podendo-se garantir melhora.

3 – Oxalá pinta a galinha d´Angola. Prediz grandes possibilidades de se obter algo, se for generoso com seus semelhantes. Verificar problemas com referência ao santo.

4 – Oxalá faz ebó e brilha como o sol. Vencerá todos os obstáculos existentes, pois Ejiofun, nesse caminho, é de uma benevolência inexplicável, quando se propõe a ajudar.
Futuro brilhante na profissão.



11 - OWARIN – Egum perturba. Exu pessoal. Acidentes, vícios e perigo rondando. Vingança e algo chega de surpresa. Energia, doença passageira. Ebó posto por alguém. Sucesso. Dificuldade é vencida com foco e esforço.

1 – Lavadeira tenta matar criança, mas cãozinho a salva. Grandes represálias e vinganças ocultas. Com calma e ânimo
vencerá, pois tudo está a favor. Problemas relacionados com crianças. Aviso de perdas.

2 – A folha da fortuna faz ebó e se torna poderosa. Prediz que a pessoa vive em precariedade. Usando a folha da fortuna, muita coisa poderá mudar. Grandes poderes na sociedade.

3 – Um escravo se torna senhor ao ajudar a cessar epidemia. Prediz perseguições irritantes e às vezes intoleráveis. Muitas dificuldades na vida, também em seu local de trabalho. Qualquer que seja o embaraço, vencerá.

4 – Oxum faz ebó no rio e fica rica. Prediz estar a pessoa em grande necessidade de tudo na vida, mas vencerá com a proteção de Oxum.

5 – Owarin faz ebó com milho e búzios e fica rico. Problemas financeiros. Com muita luta o sucesso virá através de seu próprio esforço.



12 - EJILASEBORAS – Herança, Justiça, saúde mental, altos e baixos. A palavra pode ser usada contra você. Pode indicar perdas e recomeço. Inveja. Vitória e prosperidade.

 

1 – Incêndio castiga cidade que maltratou Xangô. Revela que a pessoa teve uma situação equilibrada e que não deu ouvido a alguém que sempre esteve ao seu lado. É provável que tenha pisado em muita gente e, assim, o feitiço tenha virado
contra ela. Vai passar grandes dificuldades; entretanto, ocorrerão
mudanças importantes que lhe trarão vitórias.

2 – Exu ajuda homem com inhame assado. Prediz cautela com o que se fala, pois poderá se prejudicar por isso. Há falcatrua feita a alguém, até mesmo fofoca armada pela pessoa que está se consultando. Precisará de muita astúcia para superar. Haverá ajuda de Exu.

3 – Crianças separadas têm destino final bom. Coisas a herdar por morte de alguém.

4 – Dois irmãos são rivais. Prediz problemas com um dos filhos (verificar) ou parentes próximos. Situação financeira, doenças, problemas de santo.

5 – Exu e Orô não fazem o ebó, mas Xangô o faz e se torna rei de Ossá. Diz de dificuldades pelas quais está atravessando. Problemas com egum. Mas, sem muita dificuldade e com ebó, tudo lhe será favorável.




13 - EJIOLOGBON – Fala a morte e eguns, ancestrais. Muita dificuldade. Simplicidade, sabedoria ou experiência. Morte na família, encosto ou doença. Pede muito asseio. 

1 – Ifá, o mensageiro de Orunmilá. Seja sempre previdente nas suas ideias e ações, pois, paralelamente, alguém lhe é competidor. Aliando-se a inteligência em vez da luta, vencerá na certa. Grandes conflitos em seus negócios por ebó feito. Há disputa de posição. Verificar Ibeji.

2 – A cidade volta ao normal com ebó. Prediz grande anarquia em todo o sentido de sua vida. A pessoa vive em desacordo com alguém e deve resolver logo o problema.

3 – O macaco salva a onça, mas ela o quer devorar, sendo salvo pelo jabuti. Cuidado com a pessoa que está ajudando a fim de que ela não seja uma arma futura contra tudo, pois a verdade anda sobre as águas.

4 – Os homens se sobressaem às mulheres. Permaneça forte em todas as situações. Use de astúcia. Problemas com egum. Ajuda de Ogum. Devoção com as almas.

5 – O sábio descobriu um grande roubo, enganou os ladrões e estes se entregaram ao rei. Contrariedades. Problemas com roubo, ocorrido ou a ocorrer. Pessoa bem perto (30 dias).



14 - IKA – Remorso. Cargo e potencial. Contínua mudança. Perversidade. O novo sempre vem. Coragem. O lado financeiro melhora com paciência e talento. Saúde e oculto.

1 – Oxalá cuida dos filhos indolentes. Cautela para evitar desastres, perversidades, maldade com propósito de vingança oculta ou por coisa banal.

2 – O babalaô que foi traído por outro. Cuidado com pessoa aliada em negócios. É o mesmo prognóstico anterior, mostrando ainda uma situação de confusão no caminho.

3 – Os macacos migram todas as noites para dormir com o intuito de escapar da onça. A pessoa deve se afastar de casa por alguns dias, tirar férias e aproveitar convites para viajar.

4 – Iká faz ebó e Olorum o torna importante. Esse caminho ressalta o poder de IKA sobre o ebó. A pessoa deve ter paciência e obediência, pois será muito apreciada pelo seu valor e prestígio social.

5 – Exu ajuda mendigo que faz ebó com grande sacrifício.

A pessoa passa por problemas financeiros. Irá receber a ajuda
financeira de alguém e a sua situação irá melhorar. As aparências são importantes neste caminho.

 

15 - OBEOGUNDÁ – Chama para a feitura (verificar Tradição). Briga de homem e mulher. Muito esforço, pouco resultado. Carência e provas. O sucesso vem com muita luta. Ingenuidade. Revoltas. Resistência. Não costuma ser apurado e não tem Caminhos de Odu.

16 - ALÁFIA – Fácil demais. Não dá valor. Sem grandes ambições. Orixás funfun. Fala de herança e boa sorte. Felicidade com doação. Proteção. Costuma ser interpretado como grande benção no erindilogun Afro-brasileiro e não tem Caminhos de Odu.

Bibliografia:

BENISTE, José. O Jogo de Búzios – Um encontro com o desconhecido. Editora Bertrand Brasil, 2004;

BRAGA, Júlio. O Jogo de Búzios – Um estudo da adivinhação no Candomblé. Editora Brasiliense, 1988;

ROCHA, Agenor Miranda. Caminhos de Odu. Editora Pallas, 2003.

 



Valorize a Cultura Afro-brasileira.

AstroMilenio, Henriques, Agosto de 2025.

 


 

 

Formação como terapeuta

Postagens mais visitadas

Estude gratuitamente o Erindilogun Afro-brasileiro pelo site AstroMilenio